Campo Grande,  
Notícias

::28/10 ::

Embrapa Recursos Genéticos vence Prêmio Finep de Inovação Tecnológica

A solenidade da premiação aconteceu ontem, 27 de outubro, a partir das 18h30, na Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul. Para prestigiar o evento estiveram presentes o Chefe-Geral da Unidade, Kepler Euclides Filho, o Chefe de P&D, Ivo Martins Cezar, os pesquisadores Rafael de Oliveira Alves, Valéria Pacheco Euclides e Celso Dornelas, além dos premiados, representantes da Embrapa Recursos Genéticos. Chefe-Geral, José Manuel Cabral S. Dias e da pesquisadora Maria Isabel Oliveira Penteado, que é bom lembrar, iniciou sua carreira profissional no Gado de Corte.

A surpresa agradável foi assistir ao anuncio do primeiro lugar na categoria Instituição de Pesquisa, conferido a Embrapa, e com isso sua classificação para a premiação nacional, que acontece no final do ano, em Brasília.
Algumas Unidades já sentiram a emoção de receber o prêmio. O Gado de Corte, por exemplo, foi vencedor regional em 2002. Para os participantes o Prêmio Finep é como um “Oscar” - um troféu de reconhecimento do trabalho, esforço e dedicação de muitos. No auditório da Federação, vários momentos emocionaram a platéia como dos integrantes do Projeto Curimatá (MT) – um projeto de extensão da UFMT envolvendo pescadores cooperados. Um deles, com sua simplicidade, falou de união de duas classes, que só pode dar certo: a do trabalhador que possui mão de obra e daqueles quem detém o conhecimento científico. “É assim que devemos solucionar problemas e construir um País diferente”, disse um dos premiados, referindo-se da importância do pesquisador em envolver-se como articulador com as comunidades.

O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica está em sua sétima edição. É uma iniciativa da FINEP -
Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, com o patrocínio
do SEBRAE, CNPq e British Council. O objetivo é estimular as empresas com projetos inovadores no campo tecnológico que gerem resultados de impacto para a sociedade brasileira.
Foram premiadas cinco categorias: produto; processo; pequena empresa; média/grande empresa e instituição de pesquisa.
A Embrapa Recursos Genéticos inscreveu-se em duas categorias: processos e instituição de pesquisa. Venceu na categoria Instituição de pesquisa com o projeto: A contribuição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia à Conservação da Biodiversidade e à Inovação Tecnológica. Há 30 anos que essa Unidade vem adaptando, desenvolvendo e transferindo tecnologias relacionadas a recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica com grande impacto no agronegócio brasileiro. Para garantir às gerações futuras uma alimentação mais segura e variada e ao mesmo tempo disponibilizar germoplasma para programas de melhoramento genético no Brasil, a Embrapa possui uma estrutura com capacidade de conservar espécies vegetais por mais de 100 anos.
O primeiro lugar, merecidamente, entregue à Embrapa foi um presente de aniversário para a Unidade que completa 30 anos. Além dos merecidos parabéns, a torcida agora é para a conquista do prêmio nacional!

Vejam fotos no Banco de Imagens.

Redação
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142
e-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.