A PGP consiste em uma avaliação do potencial genético de produção, especialmente com o objetivo de prospecção de touros jovens promissores, pela qual os animais são testados sob o mesmo manejo alimentar e sanitário, obedecendo-se a um período inicial de adaptação e outro de prova efetiva.
Essa prova pode ser feita em pastagem ou em confinamento, cada uma dessas modalidades com suas normas específicas. Normalmente, a PGP é conduzida em uma central de teste, para a qual são encaminhados animais de diversos rebanhos. Cresce, no entanto, a prática de PGP nas próprias fazendas.
Embora o termo prova de ganho de peso seja de uso corrente, essa prova zootécnica envolve mais do que ganho de peso. São consideradas, atualmente, características relacionadas ao crescimento, fertilidade, composição da carcaça e biótipo dos animais.
Ao final da prova, os animais são ordenados, do 1º ao último lugar, de acordo com um índice composto por várias características, e classificados nas categorias elite, superior, regular e inferior.