O capim­-buffel (Cenchrus ciliaris) é uma gramínea tropical, resistente à seca, que se desenvolve satisfatoriamente em solos leves e profundos, podendo ser cultivado em solos argilosos, desde que bem drenados. Adapta-­se bem nas regiões semiáridas do Nordeste, com precipitações de 350 mm a 700 mm anuais.

Para pastejo de bovinos, são preferidas as variedades de porte alto (Biloela ou Molopo), que são mais produtivas. Para formação de pastagens, no Nordeste, são feitos o desmatamento, a destoca, a queima e o plantio a lanço, em sulcos ou em covas. Em áreas de caatinga recém­-desmatada, o preparo do solo e a semeadura do capim podem ser realizados antes ou após as primeiras chuvas.

Para quebrar a dormência das sementes, recomenda-­se plantá-­las 6 meses após a colheita, ou, de preferência, utilizar sementes colhidas no ano anterior.

Na semeadura a lanço, utilizam­-se de 5 kg/ha a 10 kg/ha de sementes de bom valor cultural. A cobertura das sementes com uma gradagem leve facilita o estabelecimento da pastagem.

O pastejo, na primeira estiagem após o plantio, deve ser leve. O pastejo regular deve começar após a segunda estiagem. Nas regiões semiáridas do Nordeste, a capacidade de suporte do capim-­buffel varia em torno de 0,5 cab./ha, podendo chegar, em pastagens bem manejadas, a 1,0 cab./ha.