abr 26, 2010
rogeriosandim
Comentários desativados em Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Ano 1 – Edição 15 – Periodicidade semanal

Caros Leitores,

Neste dia 26 de abril celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que em 2010 completa seu 10º ano de comemoração com o tema “Inovação – ligando o mundo”. Apesar da propriedade intelectual estar constantemente ligada ao cotidiano de nossas vidas, muitas pessoas ainda desconhecem seus conceitos e não reconhecem sua presença. Encontramos neste dia uma oportunidade de incentivar os povos a pensar sobre o papel da propriedade intelectual e sobre sua importância em estimular e em proteger a inovação, fazendo canalizar uma força aos desenvolvimentos econômico e cultural. A propriedade intelectual movimenta o mundo atual!

As inovações tecnológicas possibilitam um mundo globalizado, no qual o sistema de propriedade intelectual se destaca como agente motivador e desenvolvedor de novos conhecimentos. Graças ao sistema de propriedade intelectual que existe a possibilidade da busca e proteção por novos mercados, criando tecnologias, desenvolvimento, geração de conhecimento e de riquezas.

A fim de que possamos esclarecer o quanto a propriedade intelectual está presente em nosso cotidiano, destacamos que a mesma abrange a propriedade industrial (marcas, patentes, desenhos industriais, indicações geográficas e proteção de cultivares), bem como os direitos autorais e conexos, entre outros. Essas são as ferramentas na captura das faculdades de valores de criação e conhecimento, na promoção do desenvolvimento econômico e cultural.

De forma geral, a propriedade intelectual busca proteger aquelas criações que decorrem do emprego do intelecto, ou seja, de avanços humanos na ciência, no negócio, na tecnologia, bem como nas artes, no qual se objetiva garantir aos seus inventores ou responsáveis o direito de privilégio de usufruir de criação, através de uma outorga legal do Estado, por determinado período de tempo.

A propriedade intelectual é a ferramenta chave hoje existente para a geração de riqueza e melhoramentos de processos, bem como o enriquecimento da nossa cultura global. Que nesta data possamos plantar a semente do sucesso, consequentemente no interesse do negócio para fazer o melhor uso de seus recursos intangíveis, abraçando as oportunidades oferecidas pelo sistema da propriedade intelectual.

A aceitação universal e o uso estratégico da propriedade intelectual oferecem uma oportunidade para que os indivíduos, os negócios e os países convertam seus recursos criativos nos recursos econômicos capazes de gerar riquezas e de contribuir para um futuro mais seguro.

A OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual comemora este dia com uma matéria intitulada “Innovation – Linking the World” (leia na íntegra aqui)e um vídeo (assista aqui) com um depoimento sobre a importância deste data dado diretor da Organização.

Boa Leitura!

Fontes: Gazeta do Sul e OMPI.

Comments are closed.

Calendário

outubro 2020
D S T Q Q S S
« abr    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Artigos