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Segunda é dia de agregar valor à carne que você consome

Segunda é dia de agregar valor à carne que você consome
Em 2012, um grupo de pesquisadores, especialistas e produtores reuniram-se na Embrapa, em Campo Grande-MS, para fomentar estratégias nas quais os produtores de uma mesma região reconheciam o valor de seu produto e se organizavam para defendê-lo e obter um reconhecimento oficial de diferenciação, a Indicação Geográfica (IG). Um ano se passou e é possível perceber um aumento em ações estratégicas na cadeia produtiva da pecuária de corte visando diferenciar o produto por qualidade.
Na próxima segunda-feira, dia 25, no auditório do Sindicato Rural da capital sul-mato-grossense, esses atores da cadeia produtiva se reencontram para debater o estado da arte da agregação de valor em MS, aprofundar-se em questões decisivas para o êxito de uma indicação de procedência e intercambiar conhecimentos com agentes de novas experiências bem-sucedidas, nacionais e internacionais.
O 2º Seminário sobre “Potencialidades de agregação de valor na cadeia produtiva de pecuária de corte no Mato Grosso do Sul – Origem 2013″ apresentará casos de sucesso, como do Grupo Comper, Grupo Pão de Açúcar e Big Beef, que identificaram nichos de mercado para carnes diferenciadas. Contudo, a janela aberta não é somente para as empresas, os produtores, organizados, podem apostar no conceito e a Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA/RS) e a Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce contarão detalhes de suas trajetórias.
Também haverá espaço para uma “Visão estratégica da cadeia produtiva da pecuária de corte” e da “Produção pecuária em 2020”, com os especialistas Antônio Marcio Buainain, do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Júlio Otávio Jardim Barcellos, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), respectivamente.
“Os elos da cadeia precisam pensam no conceito de agregação de valor no seu dia-a-dia, tanto na produção no campo, como na venda ao consumidor, focando em oportunidades e desafios. É criar uma identidade para o produto em função de alguns atributos atraentes para o consumidor, por meio disso atingimos um público mais exigente, que busca uma carne no mesmo patamar. Mato Grosso do Sul tem potencial para diferenciar sua carne dentro do conceito de qualidade, com ações conjuntas para criar uma reputação no mercado premium, uma carne Origem MS”, acentua o pesquisador da Embrapa, Guilherme Malafaia, doutor em Agronegócios.
O Seminário Origem 2013 é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Unidades Gado de Corte e Pantanal, com o apoio do Sindicato Rural de Campo Grande-MS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Ano 9 – nº 1.244


Em 2012, um grupo de pesquisadores, especialistas e produtores reuniram-se na Embrapa, em Campo Grande-MS, para fomentar estratégias nas quais os produtores de uma mesma região reconheciam o valor de seu produto e se organizavam para defendê-lo e obter um reconhecimento oficial de diferenciação, a Indicação Geográfica (IG). Um ano se passou e é possível perceber um aumento em ações estratégicas na cadeia produtiva da pecuária de corte visando diferenciar o produto por qualidade.

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Na próxima segunda-feira, dia 25, no auditório do Sindicato Rural da capital sul-mato-grossense, esses atores da cadeia produtiva se reencontram para debater o estado da arte da agregação de valor em MS, aprofundar-se em questões decisivas para o êxito de uma indicação de procedência e intercambiar conhecimentos com agentes de novas experiências bem-sucedidas, nacionais e internacionais.

 

O 2º Seminário sobre “Potencialidades de agregação de valor na cadeia produtiva de pecuária de corte no Mato Grosso do Sul – Origem 2013″ apresentará casos de sucesso, como do Grupo Comper, Grupo Pão de Açúcar e Big Beef, que identificaram nichos de mercado para carnes diferenciadas. Contudo, a janela aberta não é somente para as empresas, os produtores, organizados, podem apostar no conceito e a Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA/RS) e a Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce contarão detalhes de suas trajetórias.

 

Também haverá espaço para uma “Visão estratégica da cadeia produtiva da pecuária de corte” e da “Produção pecuária em 2020”, com os especialistas Antônio Marcio Buainain, do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Júlio Otávio Jardim Barcellos, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), respectivamente.

 

“Os elos da cadeia precisam pensam no conceito de agregação de valor no seu dia-a-dia, tanto na produção no campo, como na venda ao consumidor, focando em oportunidades e desafios. É criar uma identidade para o produto em função de alguns atributos atraentes para o consumidor, por meio disso atingimos um público mais exigente, que busca uma carne no mesmo patamar. Mato Grosso do Sul tem potencial para diferenciar sua carne dentro do conceito de qualidade, com ações conjuntas para criar uma reputação no mercado premium, uma carne Origem MS”, acentua o pesquisador da Embrapa, Guilherme Malafaia, doutor em Agronegócios.

 

O Seminário Origem 2013 é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Unidades Gado de Corte e Pantanal, com o apoio do Sindicato Rural de Campo Grande-MS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

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