Big Data
As aplicações do conceito de Big Data (grandes volumes de dados) em estudos na cadeia produtiva da carne bovina tem o objetivo de gerar, coletar, armazenar, analisar enormes quantidades de dados e, a partir destes, gerar conhecimentos relevantes para tomadas de decisões dos stakeholders. Desta forma, pode-se atuar com mais eficiência, buscando, a partir de combinações de dados, um melhor entendimento do ambiente organizacional do setor, contribuindo, assim, para uma melhor formulação das diretrizes estratégicas (tecnológicas, organizacionais e institucionais).
Comunicação
A capacidade de dirimir as dúvidas de formadores da opinião pública, minimizando preconceitos e desinformações instaladas na comunidade acadêmica e em organismos multilaterais é imperativo para o futuro da cadeia produtiva da carne bovina. Diante disto, torna-se imperativo ações estruturantes visando decodificar o estado da arte da carne bovina vis à vis a perspectiva da sociedade, desenvolvendo um trabalho voltado para o esclarecimento da opinião pública. É preciso conhecer as variáveis que se julgam necessitarem de respostas rápidas, confiáveis, esclarecedoras e convincente sobre o tema pecuária/carne bovina.
Cenários Prospectivos
A busca pela identificação de diversos futuros possíveis, dentro de um horizonte temporal específico, com o propósito de definir estratégias, são de extrema importância para o êxito das organizações pertencentes a cadeia produtiva da carne bovina. A análise e interpretação dos cenários permitem aos stakeholders a identificação de ações que devam ser executadas no presente, para que se possam aumentar as probabilidades de ocorrência de cenários que sejam favoráveis às organizações, e, também, permitam às mesmas estarem preparadas para enfrentar situações adversas futuras.