Sobre

Introdução

O PANDORA √© uma plataforma de software que integra sistemas de informa√ß√£o visando a automatiza√ß√£o de processos de pesquisa e gest√£o de uma Unidade Descentralizada da Embrapa. √Č totalmente baseado em tecnologias de software livre e de c√≥digo aberto e sua arquitetura favorece manuten√ß√Ķes corretivas e evolutivas por meio de desenvolvimento colaborativo.

Em meados de 2011, quando teve in√≠cio seu desenvolvimento, a Embrapa Gado de Corte demandava com urg√™ncia a desburocratiza√ß√£o, melhoria e automatiza√ß√£o de alguns processos cr√≠ticos de sua gest√£o. Deu-se in√≠cio a um trabalho de melhoria de processos em diferentes setores administrativos. Rapidamente diagnosticou-se a necessidade de um grande n√ļmero de sistemas de informa√ß√£o que necessitariam ser desenvolvidos para atender a esta demanda. Al√©m disso, tais sistemas precisariam ser integrados, de forma que os dados de um setor interagissem com os de outro. Visando evitar a redund√Ęncia e retrabalho no desenvolvimento de requisitos n√£o-funcionais, que se repetiriam em cada um destes sistemas, foi feita a especifica√ß√£o e implementa√ß√£o de uma √ļnica plataforma de software para agregar as regras de neg√≥cio de todos estes sistemas divididos em diferentes m√≥dulos.

Objetivos

Os principais objetivos do PANDORA s√£o:

  1. Integrar sistemas de informa√ß√£o institucionais e de pesquisa das Unidades Descentralizadas da Embrapa em uma √ļnica plataforma de software;
  2. Melhoria e informatização de processos gerenciais; e
  3. Desenvolvimento √°gil de novos subsistemas por meio do reuso de artefatos.

Objetivo Estrat√©gico: Criar uma comunidade PANDORA para o desenvolvimento colaborativo onde as Unidades da Embrapa utilizem e fa√ßam modifica√ß√Ķes em seu c√≥digo, mas mantenham uma vers√£o √ļnica na comunidade para facilitar a integra√ß√£o, aperfei√ßoar a gest√£o e otimizar o uso de recursos financeiros da Empresa.

Módulos

O PANDORA atualmente possui os seguintes módulos:

M√≥dulo de Gest√£o de Usu√°rios: Integrado ao servi√ßo de diret√≥rio da Unidade (LDAP), permite a atualiza√ß√£o de dados do usu√°rio, tal como o endere√ßo e a senha, de forma simples e em um √ļnico local. Tamb√©m possibilita o cadastro p√ļblico de clientes, parceiros e da comunidade em geral, permitindo, quando aplic√°vel, acesso aos recursos de TI da Unidade. Este m√≥dulo possui ainda funcionalidades para a gera√ß√£o autom√°tica de gr√°ficos quantitativos e para a exporta√ß√£o de dados de usu√°rios em formato CSV.

Módulo de Usuários

M√≥dulo de Institui√ß√Ķes: Cadastro centralizado de institui√ß√Ķes parceiras da Unidade. √Č utilizado por todos os demais m√≥dulos e, portanto, exemplifica a import√Ęncia de uma √ļnica plataforma integrada.

M√≥dulo de Institui√ß√Ķes

Módulo de Projetos: Permite a visualização de toda a árvore de projetos da Unidade bem como a emissão de relatórios e a inserção de dados adicionais à projetos, projetos componente, planos de ação e atividades. Também permite a gestão da Carteira de Projetos Apropriados da Unidade.

Módulos de Projetos

M√≥dulo de Est√°gios: O Sistema de Est√°gios, desenvolvido em 2008 e cujo processo foi premiado em 2010 na Premia√ß√£o Nacional da Embrapa na categoria An√°lise e Melhoria de Processos, foi refeito como um m√≥dulo do PANDORA. O processo foi revisto e mais uma vez melhorado. O m√≥dulo permite que oportunidades sejam abertas pelos supervisores. Estas oportunidades cont√™m uma pr√©via do plano de atividades do bolsista bem como todas as informa√ß√Ķes relevantes para a gera√ß√£o de documenta√ß√£o do est√°gio. Isto garante que o processo, da sele√ß√£o do estagi√°rio ao in√≠cio do est√°gio, n√£o engesse devido a falta de um dado ou requisito n√£o atendido. Todos os documentos s√£o gerados pelo sistema em PDF e permanecem indefinidamente vinculados ao cadastro do estagi√°rio.

Módulo de Estágio

M√≥dulo de Or√ßamento (depreciado*): Este m√≥dulo consolida as fontes de receita e as rubricas de despesas para fornecer uma vis√£o consolidada de “saldo em conta” aos gestores de recursos da Unidade. Foi criado com uma arquitetura flex√≠vel para aceitar novas fontes de receita e rubricas de despesa sempre que um novo processo or√ßament√°rio for mapeado e implementado. Foi criado um wizard importador do IDEARE que possibilita que um arquivo seja exportado neste sistema e importado no PANDORA, trazendo todos os editais, projetos e planos de a√ß√£o que tenham alguma atividade da Unidade vinculada.

Módulo de Orçamento

* Este módulo não será mais evoluído em função da adoção do software Sistema Administrativo de Gestão de Unidade РSAGU, com o qual o Pandora se comunicará futuramente.

M√≥dulo de Minutas, Contratos e Conv√™nios: √Č um local centralizado para gest√£o de conv√™nios e contratos. Atualmente possibilita o registro de conv√™nios que j√° possuem SAIC (ou seja, em execu√ß√£o) e sua refer√™ncia em outros m√≥dulos da plataforma. No futuro dever√° possibilitar a automatiza√ß√£o total do processo de assinatura de novos conv√™nios e contratos com suporte √† reda√ß√£o de minutas de forma colaborativa entre Unidades da Embrapa e parceiros.

Módulo de Convênios e Contratos

M√≥dulo de Solu√ß√Ķes T√©cnol√≥gicas: Permite a gest√£o das solu√ß√Ķes t√©cnol√≥gicas desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Unidade.

M√≥dulo de Eventos (em desenvolvimento): Possibilitar√° a divulga√ß√£o e gest√£o de eventos da Unidade. Permite que qualquer pessoa cadastrada no Pandora possa se inscrever em eventos com inscri√ß√Ķes abertas. Tamb√©m possibilitar√° o pagamento de inscri√ß√Ķes por PagSeguro e PayPal. Assim como no M√≥dulo de Est√°gios, permitir√° a gera√ß√£o autom√°tica de certificados e sua posterior valida√ß√£o no pr√≥prio ambiente (dispensando a necessidade de impress√£o do arquivo digital). Tamb√©m est√° sendo desenvolvido um totem de servi√ßo baseador em tablets com o sistema operacional Android que poder√° prover informa√ß√Ķes e registrar presen√ßa de participantes de qualquer evento cadastrado no Pandora.

Módulo de Eventos