Mobile

A seguir serão apresentados alguns aplicativos móveis que fazem parte da Plataforma Pandora. Todos eles estão disponíveis no repositório SVN da ferramenta e podem ser derivados para adequar-se às necessidades das Unidades da Embrapa que utilizam o Pandora.

Pandora Phone

Em 2013 deu-se início o desenvolvimento do aplicativo para smartphone da plataforma. Inicialmente as seguintes funcionalidades foram disponibilizadas:

  • Acesso aos alertas (notifica√ß√Ķes) do sistema;
  • Acesso aos aniversariantes da Unidade;
  • Acesso √†s tecnologias geradas pela Unidade;
  • Acesso ao balan√ßo or√ßament√°rio do usu√°rio bem como ao seu extrato de receitas, despesas e valores bloqueados; e
  • Acesso aos dados da equipe da Unidade (empregados e colaboradores) com possibilidade de efetuar um telefonema ou enviar um e-mail pelo pr√≥prio dispositivo.

Phone-01-Export

O aplicativo para dispositivos móveis do Pandora já está em produção, disponível na Google Play:

google-play

Ou por meio do QR Code abaixo:

qrcode

Caso tenha interesse em acompanhar o desenvolvimento das novas vers√Ķes do aplicativo, voc√™ pode se tornar um beta tester¬†seguindo os passos abaixo.

Pré-requisitos

Ter um smartphone com sistema operacional Android 2.1 ou superior;

Ter uma conta no Google Plus;

Estar registrado na comunidade privada de beta testers de aplicativos móveis da Embrapa; e

Estar cadastrado na inst√Ęncia do¬†Pandora¬†da Embrapa Gado de Corte.

Instalação

Após estar devidamente cadastrado como membro da comunidade privada de beta testers da Embrapa, acesse a URL abaixo e clique no botão para tornar-se um testador:

https://play.google.com/apps/testing/br.embrapa.pandora

Por fim, acesse a p√°gina do Google Play da aplica√ß√£o (vis√≠vel apenas para beta testers) por meio do link abaixo e clique no bot√£o “Instalar”, escolha o dispositivo e aguarde que ele receber√° automaticamente o aplicativo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.pandora

Pandora Totem

Outro aplicativo móvel da plataforma é o Pandora Totem, que atua transformando tablets Android em totens para registro de presença de estagiários. Seu funcionamento pode ser vislumbrado na imagem abaixo.

process2-exp

Na Embrapa Gado de Corte os totens foram fixados nas paredes de áreas estratégicas (por exemplo, no SGP e secretarias dos grupos de pesquisa). Para isso, foram utilizados dois métodos:

(1) Em √°reas¬†seguras (ou seja, sem risco de furto dos equipamentos), tal como o SGP, os tablets foram fixados por meio de velcro (mais especificamente por duas tiras de 10,1 x 5 cm do produto “Velcro Fixador Auto-Adesivo For√ßa Industrial” na cor branca, que pode ser encontrado aqui ou aqui por, aproximadamente, R$ 10,00).

totem

(2) Em √°reas¬†com maior exposi√ß√£o, os tablets foram instalados em locais monitorados por c√Ęmeras e fixados com o uso de suportes de PLA¬†criados¬†sob medida em impress√£o 3D. Os modelos STL est√£o dispon√≠veis no reposit√≥rio do projeto e¬†o resultado final pode ser visto nas imagens abaixo.

stl-project