Cerca de 40 pessoas participaram, em maio, de mais uma etapa de engajamento com stakeholders do projeto Pecuária do Futuro. O evento aconteceu em São Carlos (SP) no Onovolab, um centro de inovações instalado em uma antiga fábrica têxtil.
As discussões levaram ao apontamento de três possíveis soluções tecnológicas para a pecuária – sistema de coleta de dados em propriedades rurais, mecanismos de acesso e interpretação de informações técnicas e serviço de monitoramento de mercado para tomada de decisões.
Na abertura, a jornalista Carina Rufino, da Embrapa Soja (Londrina-PR), falou sobre inovação. Ela apresentou técnicas para o desenvolvimento da criatividade a partir de formas de pensar não lineares. Em sua palestra, defendeu que organizações inovadoras precisam conhecer as necessidades do cliente na busca de soluções para os consumidores.
Para a líder do projeto, Patrícia Menezes, o engajamento das pessoas, das mais diversas áreas, em torno da solução de problemas da pecuária foi empolgante. Segundo ela, durante o evento surgiram diversas oportunidades que agora poderão ser aproveitadas por qualquer um dos envolvidos. “As ideias circularam livremente, as pessoas compartilharam conhecimentos e buscaram entender melhor o problema que foi levantado para trazer contribuições”, contou.
Participaram do encontro stakeholders de São Carlos e de diversas outras cidades, além de membros da equipe do projeto da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas), Meio Ambiente (Jaguariúna), Pantanal (Corumbá), Gado de Corte (Campo Grande) e Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás).