Estimativa de massa de forragem é viável por meio de modelagem agrometeorológica

Um dos objetivos do Projeto Pecuária do Futuro é desenvolver um método indireto e confiável para estimar a massa de forragem em sistemas pecuários. Para isso, um modelo agrometeorológico espectral, denominado SAFER (Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving) está sendo validado pela equipe coordenada pela pesquisadora Sandra Furlan Nogueira, da Embrapa Meio Ambiente, através da utilização de imagens ópticas orbitais, dados de sensores proximais (Crop Circle) e dados de campo.

A utilização de imagens ópticas orbitais somente é possível para sistemas à pleno sol, desta forma, os sistemas de produção contemplados foram o de integração lavoura-pecuária (iLP), o intensivo, ambos com lotação rotacionada, e o extensivo com lotação contínua. Durante os anos de 2018 e 2019, a equipe realizou campanhas de campo mensais para a coleta de massa de forragem e avaliação da dinâmica da produção in situ. Todas as informações foram utilizadas para calibrar e validar o modelo SAFER, que também utilizou imagens Landsat-8 e Sentinel-2.

Dados preliminares apresentados no II World Congress on Integrated Crop-Livestock-Forestry Systems (WCCLF2021) indicaram que o SAFER é uma ferramenta viável para estimar a massa de forragem em um sistema lavoura-pecuária (iLP), sendo que aproximadamente 73% da variação da produção de massa de forragem (folha e colmo) foi explicada através da integração de imagens ópticas orbitais, dados de manejo animal e dados climáticos, em uma abordagem agrometeorológica. A equipe pretende, através deste método, auxiliar pecuaristas e administradores de fazendas a melhorar a produtividade de suas pastagens. Trabalhos futuros irão discriminar a estimativa da massa de forragem em sistemas de pastagem intensiva e extensiva.

No caso dos sistemas pecuários integrados com arbóreas, como os iLPF (integração lavoura pecuária floresta) ou iPF (integração pecuária floresta), os sensores proximais são os mais indicados para a determinação indireta da massa de forragem. Nesta avaliação, a equipe utilizou índices de vegetação, derivados do Crop Circle, massa de forragem e dados climatológicos, obtidos entre 2015 e 2016, foram aplicados ao modelo SAFER. Os resultados obtidos demonstraram que o SAFER foi capaz de modelar de forma promissora a variação da massa verde (folha e colmo) de forragem nos sistemas pecuários integrados com arbóreas. Os dados completos deste estudo foram submetidos à revista European Journal of Agronomy.