Sistema vai auxiliar produtor na introdução de pastagens exóticas

A Embrapa Pantanal, sob a coordenação da pesquisadora Sandra Santos, está desenvolvendo um sistema para auxiliar o produtor do Pantanal na tomada de decisão para introdução de pastagens exóticas. Para isso, segundo Sandra, elaborou-se um documento com critérios adequados para a introdução dessas pastagens no Pantanal que será publicado na série Embrapa em 2021.

Os critérios também seguem a legislação vigente de cada Estado. “Este documento servirá como base para desenvolver uma proposta de um sistema de tomada de decisão. O documento leva em consideração o planejamento das paisagens em nível de propriedade, identificando as que são sensíveis e que não deveriam ser suprimidas, juntamente com as pastagens nativas de áreas úmidas que são as de melhor qualidade. No documento também são descritos as espécies exóticas adaptadas disponíveis e o plano de manejo sustentável”, destaca a pesquisadora.

O sistema pretende avaliar cenários de substituição associado com a avaliação do índice de conservação das paisagens de modo que a introdução mantenha a heterogeneidade das paisagens e conservação de forrageiras nativas das áreas úmidas, obtendo um incremento na eficiência do sistema de produção bovina de forma sustentável.