Estudo desenvolve ferramentas para melhorar o planejamento na pecuária

Pesquisadores da Embrapa Agricultura Digital aplicaram técnicas de processamento de imagens, visão computacional, aprendizado de máquina, modelagem e geostatística para apoiar o desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão para manejo da pastagem na produção de gado de corte. Os estudos fazem parte do projeto Pecuária do Futuro, liderado pela Embrapa Pecuária Sudeste.

Um dos planos de ação focou em uma metodologia para estimar a biomassa e monitorar a qualidade dos pastos por meio de sensoriamento remoto. A pesquisa utilizou imagens de drones e tecnologias computacionais para extrair dados sobre a estrutura e o estado da pastagem.

Experimentos realizados pelo projeto também aplicaram geoestatística para mapear a disponibilidade de forragem e auxiliar no diagnóstico das condições de vigor da pastagem, comparando estações chuvosa e seca e diferentes sistemas de manejo.

Em outra frente, foram desenvolvidos componentes de software para integrar um sistema de informação para orçamentação forrageira e planejamento alimentar de bovinos de corte. A ferramenta utiliza modelos matemáticos e algoritmos para estimar produtividade, taxas de ingestão de forragem pelos animais e disponibilidade de biomassa. A ideia é oferecer estes modelos na forma de API (Application Programming Interface), disponibilizada na Plataforma AgroAPI Embrapa.