O aplicativo Pasto Certo chegou, recentemente, a um novo patamar com os recentes upgrades na ferramenta. As atualizações são demandas do setor produtivo e as equipes da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) se debruçaram em atendê-las nos últimos meses.
A primeira delas foi a incorporação de cultivares forrageiras leguminosas. A Embrapa lança agora em fevereiro o Estilosantes Bela, o terceiro estilosantes desenvolvido pela Empresa, antes dele vieram o (Stylosanthes guianensis) cv. Mineirão e (Stylosanthes macrocephala + Stylosanthes capitata) cv. Campo Grande. O uso de leguminosas forrageiras tem pequena tradição no País, assim como limitada adoção, a equipe de pesquisadores busca com essa incorporação levar ao produtor mais informações sobre as leguminosas.
A funcionalidade “escolha de cultivares para a implantação de pastagens” também veio para somar. “A função fornece para o usuário uma sugestão de cultivares adequadas ao uso, tendo como critério a resposta de um questionário, formado por oito perguntas técnicas. A funcionalidade é extremamente interessante, pois umas das perguntas mais recorrentes que o produtor nos faz é “qual capim eu planto na minha propriedade?”, destaca o melhorista Sanzio Barrios. Inicialmente o item é para as cultivares de braquiária e panicum.
Pelo lado tecnológico, o aplicativo Pasto Certo ganhou, finalmente, sua versão iOS (sistema operacional dos iPhones), uma das primeiras solicitações dos usuários. Marcio Fanti é técnico e há tempos esperava pela versão. Assim que soube da possibilidade ele já testou a versão e a usa nos atendimentos. No sistema Android, o número de downloads ultrapassou 20 mil. Outro acréscimo é a versão trilíngue – português, inglês e espanhol.
Por fim, a ferramenta passou a adotar a tecnologia Progressive Web App (PWA), criada pelo Google LLC, que roda no dispositivo móvel em tela cheia e sem ocupar espaço no smartphone ou desktop, com armazenamento e sincronismo de informações. Assim, o Pasto Certo ganhou seu www.pastocerto.com. “Também foi uma resposta aos pedidos. A tela maior do computador facilita a visualização, incluindo os detalhes de fotos”, comenta Barrios.
As demandas não param de chegar e há ajustes, em desenvolvimento, nas funcionalidades “comparativo de cultivares”, “onde comprar sementes” e “escolha de cultivares para a implantação de pastagens”, além da função em início de desenvolvimento, “adubação para a implantação de pastagens”.