‘Orientação de usuário amplia chance de tecnologia ser aplicada’, diz pesquisador

O pesquisador José Ricardo Pezzopane, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), tem atuado no desenvolvimento de uma ferramenta ligada à adubação de pastagens. O protótipo foi apresentado em forma de aplicativo para celular e recebeu contribuições dos stakeholders do Pecuária do Futuro.

Pezzopane mostra dados de pesquisa utilizados na ferramenta de adubação.

Logo após o teste, ele fez uma breve apresentação técnica de como a ferramenta foi pensada e que resultados de pesquisa foram incorporados. Explicou que dados climáticos foram obtidos de diferentes estações e em períodos diferentes. “As condições para adubação em São Carlos e São José do Rio Preto, por exemplo, são diferentes. O acúmulo de água no solo e as temperaturas mudam. A ação do adubo será diferente também”, explicou.

“Essa reunião, assim como todas as outras feitas com os stakeholders, foi muito positiva. Esse projeto, desde o início, tem essa característica. A partir do desenvolvimento de uma ideia ou tecnologia, a gente vai trocando informações com eles, hoje na forma de apresentação de protótipos, e captando a percepção deles”.

Segundo ele, a dinâmica é interessante para que a equipe de pesquisa envolvida consiga fazer correções nas rotas de desenvolvimento das tecnologias. “A gente tem condições de incorporar as sugestões. O potencial disso é que aumenta a chance de a tecnologia ter aplicação e uma recepção pelo setor produtivo da melhor maneira possível”, reconhece.

Ainda de acordo com o pesquisador, esse modo de condução do projeto faz com que o usuário oriente a pesquisa. “De fato, o usuário vai guiando a gente para que se chegue ao produto final com uma qualidade ou uma possibilidade de uso bem maior do que se a gente não tivesse essa consulta”, falou. Ele lembra ainda que os participantes dos encontros são pessoas inteiramente ligadas ao uso das tecnologias.