Ferramenta busca estimular mercado digital entre produtor e frigorífico

Pesquisador Ivan Bergier colabora com o Pecuária do Futuro desde 2018.

O pesquisador Ivan Bergier, recém-incorporado ao projeto Pecuária do Futuro, vem conduzindo desde agosto de 2019 uma nova atividade que visa estimular o mercado digital entre produtores de gado de corte e frigoríficos. Na linha de frente estão Ivan, o bolsista Matheus Papa de Almeida (PiBic) e o professor Roosevelt Silva, ambos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, de Corumbá.

Além de criar a TIC com base em conceitos de aplicativos produzidos previamente (DataNote), a equipe enviou um novo pedido de registro de software e aprovou novo projeto em chamada do CNPq que estimula pesquisas na área de Acesso às Plataformas de Computação em Nuvem da AWS (Cloud Credits for Research).

A nova TIC e o acesso à AWS deverão estreitar os trabalhos do pesquisador da Embrapa Pantanal com o grupo de Computação Científica na Embrapa Informática Agropecuária, a partir de janeiro de 2021.

A atividade desenvolvida por Bergier e equipe visa estimular o mercado digital entre produtores de gado de corte e frigoríficos. Fotos: Ana Maio.

Ivan vem colaborando com o Pecuária do Futuro desde 2018, quando esteve no interior de São Paulo em atividade relacionada à aplicação da Blockchain na pecuária. Sua atuação com novas Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TICs, para a cadeia da pecuária de corte aproximam os interesses da Embrapa Pantanal, sua Unidade de origem, o projeto, liderado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), e conta ainda com a colaboração da chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP).