Pecuária do Futuro é renovado por mais ano

Até final de 2020, índice de execução do cronograma de atividades foi de 88%

Diálogo e troca de experiências: traços marcantes do projeto.

Com a pandemia ainda em situação incerta em 2021, o prazo final para a conclusão do projeto Pecuária do Futuro foi prorrogado por um ano. Ainda em 2020, houve readequação no cronograma de execução de algumas atividades em função das medidas de isolamento necessárias ao combate da COVID-19.

Mesmo assim, até o final de 2020, o índice de execução do cronograma de atividades foi de 88,10% e o de desempenho anual passou de 95%. O índice de acompanhamento de resultados chegou a 100%. Em relação aos resultados previstos, 32% foram entregues no período (box mais abaixo).

Na avaliação de Patrícia Menezes (foto), que coordena o projeto, além das tecnologias que estão sendo desenvolvidas, o Pecuária do Futuro está dando a oportunidade de testar formas de gestão de projetos. “Um dos grandes desafios da empresa é conseguir finalizar as tecnologias que gera com a participação de parceiros externos. Já fizemos algumas ações nesse sentido e vamos avançar mais com esse novo prazo. Estamos trabalhando em tecnologias bastante inovadoras. Certamente nem todas serão finalizadas apenas com esse projeto. É fundamental identificarmos caminhos para que esse desenvolvimento avance em novos projetos. Algumas ações já estão em andamento nesse sentido, como a submissão de novas propostas às agências de fomento e a busca de parceiros externos, inclusive startups”, destaca Patrícia.


Resultados

Software para cliente externo: Plataforma eletrônica de software composta por uma ferramenta Web e outra Mobile (aplicativo) para acesso às características das principais cultivares de forrageiras com as funcionalidades de identificação de cultivares, escolha de forrageiras e indicação de local para aquisição de sementes.

Metodologias científicas: Determinação de critérios relacionados às condições ambientais, como temperatura, chuva e variáveis de balanço hídrico, para auxílio à recomendação de épocas de adubação de pastagens tropicais em sistemas de produção de gado de corte no Brasil Central.

Bibliotecas de vínculo dinâmico (versões para windows e linux): Contêm modelos matemáticos para estimar a produtividade de biomassa de pastagens tropicais, com ênfase em cultivares de Brachiaria spp e Panicum spp. A biblioteca exigirá, tipicamente, informações de espécie vegetal, clima, solo, manejo do pastejo e adubação.

Metodologia para estimar produção de biomassa, conteúdo de nitrogênio foliar e índice de área foliar: Imagens orbitais, em áreas de pastagens tropicais submetidas a diferentes aplicações de nitrogênio. As estimativas poderão servir para gerenciamento e planejamento do suporte de carga animal dos piquetes de um sistema de produção pecuário.

Metodologia de reconhecimento individual de bovinos: Captura imagens e faz análise baseada em algoritmos de redes neurais.

Ferramenta baseada em visão computacional: Estimar, por meio de imagens, a massa corporal de bovinos para facilitar o processo de pesagem nas propriedades.

Aplicação digital móvel: Pecuaristas e frigoríficos cadastrados realizam transações comerciais certificadas, permitindo a certificação de origem e a rastreabilidade animal.

Parceria Embrapa, Coopercitrus e Mosaic Fertilizantes: Formação de multiplicadores em tecnologias para produção animal em pastagens.