Após 24 coletas em campo, estimativa de massa de forragem por imagens é validada

Modelo de imagem que passa pela fase de validação na Embrapa Meio Ambiente

Uma das coletas realizadas em sistema de produção em São Carlos. Foto: Gustavo Bayma.

Atualmente, a equipe responsável pela estimativa de massa de forragem, a partir de imagens orbitais, trabalha na validação do modelo agrometeorológico SAFER. Nos anos de 2017 e 2018 foram realizadas 24 campanhas de campo na fazenda Canchim, em São Carlos, com vistas à estimativa mensal da massa de forragem in loco. Nesta fazenda funciona a Embrapa Pecuária Sudeste (SP).

“Durante estes dois anos, foram realizadas campanhas de campo na fazenda Canchim para avaliar a dinâmica de produção de massa de forragem. Os sistemas de produção avaliados foram o integração lavoura-pecuária (ILP), o intensivo, ambos com lotação rotacionada, e o extensivo com lotação contínua” comenta Sandra Nogueira, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP).

Essas informações servirão de referência para validar as estimativas obtidas a partir do modelo SAFER aplicado em imagens orbitais. “O desafio atual é avaliar o quanto os valores que foram estimados pelo modelo SAFER se aproximam dos obtidos in loco ao longo dos dois anos de coleta”, relata Gustavo Bayma, analista da Embrapa Meio Ambiente.