Experimento avalia pesagem de bovinos por imagens

O trabalho “Estimativa de peso de bovinos da raça Girolando por meio de medidas corporais extraídas de imagens”, primeiro artigo da tese de doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Vanessa de Moraes Weber, foi recentemente publicado na Revista Brasileira de Zootecnia. O material é resultado de uma parceria entre UCDB, Embrapa, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Segundo Vanessa, o experimento foi construído a fim de identificar se é possível estimar o peso de bovinos por imagens e quais as perspectivas e medidas dos mesmos mais explicam seu peso: “buscamos verificar quais medidas são necessárias para que um sistema computacional baseado em análise de imagens possa estimar o peso vivo de bovinos. Para tanto, pesamos e medimos 34 animais da raça Girolando e adquirimos imagens desses animais, dessas imagens extraímos medidas conhecidas da literatura para gerar um modelo a fim de entender quais dados explicam melhor o seu peso”, detalhou Vanessa.

O experimento foi construído a fim de identificar se é possível estimar o peso de bovinos por imagens e quais as perspectivas e medidas dos mesmos.
 Fotos: Vanessa Weber.

Na prática, durante o experimento, os animais foram separados e direcionados cada um para o tronco com uma balança. Os troncos foram adaptados para coletar – por meio de câmeras RGB (do tipo utilizadas em sistemas de segurança) – imagens do dorso e do perfil desses animais. Enquanto eles passavam pelo corredor foram anotados nos dorsos e nos perfis dois traços com a distância de 30 cm entre eles e uma numeração para identificar o animal.

“Neste momento, também, foram anotadas medidas tomadas do corpo do bovino, descritas como preditoras de peso, e seu respectivo peso aferido pela balança. Posteriormente, extraímos dos vídeos quadros com imagens dos bovinos, onde podíamos ver o animal todo”, detalha Vanessa. “Desses quadros extraímos medidas da imagem do bovino com um software chamado ImageJ, usando os traços de 30 cm para calibrar a imagem e converter os pixels em centímetros. Os dados foram processados por técnicas tradicionais de regressão múltipla para modelar e desenvolver equação para estimar o peso. Também foram avaliados três algoritmos bem estabelecidos em aprendizado de máquina e reportadas suas métricas” explicou a pesquisadora.

Semiautomático
Vanessa conta que se trata de um processo semiautomatizado, pois é necessário que o usuário identifique o bovino na imagem e opere o sistema para extrair suas medidas. Mas o objetivo principal é extrair automaticamente essas medidas sem a interferência humana.

Segundo ela, a principal vantagem de estimar o peso de bovinos por meio de imagens é que se trata de uma prática não invasiva, não havendo necessidade de separar os animais e conduzir até a balança e nem de contê-los, o que vai ao encontro dos aspectos de maximizar o bem-estar animal nos rebanhos de bovinos no Brasil. “Uma das principais vantagens de não precisar movimentar e conter os bovinos é que assim pode-se adquirir o peso em várias etapas e construir um histórico de pesagens”.

Outra vantagem com relação ao uso de fitas para estimar o peso, por exemplo, é que com uso de visão computacional o profissional não precisa ter contato direto com o animal”, completa.

“Estimativa de peso de bovinos da raça Girolando por meio de medidas corporais extraídas de imagens”, artigo de Vanessa de Moraes Weber.

Decisões
Conhecer o histórico de peso é importante na tomada de decisões sobre a gestão de propriedades para decidir o melhor momento de aumentar ou vender o rebanho: decisão de manejo por permitir avaliar a taxa de crescimento; a eficiência alimentar de cada indivíduo e a avaliação do plano alimentar; sanidade veterinária por meio de prescrição de dosagens exatas de medicações; dentre outros.

“Os experimentos que realizamos no estudo nos levam a acreditar que se pode conseguir bons resultados principalmente em propriedades que não têm uma balança para aferir o peso dos bovinos. Como realizamos o processo de aquisição de imagens com câmeras RGB, muito utilizada sem sistema de segurança, e que têm um preço bem razoável, acreditamos que seja bem mais acessível, em termos de custo, para o produtor”, explicou.

Melhorar o processo reflete em comercialização de bovinos com mais qualidade, e menor custo, gerando assim, lucros para os proprietários. Os resultados alcançados neste experimento deram origem a um novo experimento, desta vez com bovinos da raça Nelore, a fim de extrair automaticamente medidas de suas imagens para estimar seus pesos. Este artigo faz parte da tese e está em processo de avaliação para publicação.