A equipe coordenada pelo pesquisador Thiago Teixeira Santos, da Embrapa Agricultura Digital (antiga Embrapa Informática Agropecuária), conduz pesquisas para estimativa de biomassa com imagens RGB obtidas por veículos aéreos não-tripulados (vants).
“Nós definimos uma metodologia para a captura de imagens por vants a baixa altura, obtendo imagens de alta definição da pastagem, com resolução de 1 pixel por centímetro”, explica o pesquisador. “Faz parte da metodologia um processo de registro que permite que as amostras coletadas pela equipe de campo sejam associadas corretamente às imagens aéreas”, complementa.
Com os dados de biomassa e as imagens, foi construída uma base de dados com centenas de patches, ou porções, em que cada patch corresponde à imagem de uma pequena área de 50 x 50 centímetros da pastagem, associada aos valores de biomassa (verdade de campo) aferidos pela equipe de campo.
Atualmente a equipe está concentrada em aplicar técnicas recentes de inteligência artificial, chamadas de aprendizado contrastivo, para treinar uma rede neural artificial que seja capaz de realizar uma predição acurada da biomassa a partir de imagens, utilizando a base de patches como entrada para treinamento.