Pasto Certo encerra 2021 com a versão 3.0 concluída

Desde o lançamento, o aplicativo obteve aceitação pelos usuários, além de inúmeras sugestões de melhorias, o que motivou a equipe de desenvolvimento a lançar a versão 2.0 em 2019, na qual foram implementadas as funções: inclusão de leguminosas forrageiras (Arachis, Cajanus e Stylosanthes), tradução do conteúdo para o idioma espanhol e inglês, inclusão da funcionalidade “onde comprar sementes de forrageiras tropicais”, inclusão da funcionalidade “escolha de cultivares forrageiras para a implantação de pastagens” e disponibilização do aplicativo em diferentes plataformas (Android, iOS e WEB – www.pastocerto.com). Algumas dessas funcionalidades estavam previstas no projeto Pecuária do Futuro.

Já na versão 3.0 foram acrescentadas as funções: captação de demandas dos usuários relacionadas à produção pecuária a pasto; inclusão da funcionalidade “calculadora de sementes forrageiras” e inclusão da funcionalidade “assistir vídeos relacionados às pastagens”. Com essas novas inserções, o Pasto Certo se consolida como uma plataforma integrada, oferecendo solução eficiente para orientar na escolha da cultivar adequada, cálculo e aquisição de sementes, implantação, estabelecimento e manejo correto de pastagens tropicais.

Para os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), o ganho final está em “promover um aumento da eficiência do sistema produtivo (maior produção de carne e leite por unidade de área), menor emissão de gases de efeito estufa e melhor conservação do solo e infiltração de água”.