Rastreabilidade possibilita bem-estar animal e resgate de bovinos pantaneiros no futuro

O bolsista Fabrício Weber, que tem ações no projeto Pecuária do Futuro, recebeu vários prêmios pela dissertação de mestrado “Sistema para reconhecimento de bovinos da raça pantaneira baseado em rede neural convolucional. Ele é orientado pelo pesquisador Urbano de Abreu, da Embrapa Pantanal. Melhor dissertação de mestrado, no ano de 2020, no programa de Zootecnia na UEMS; Melhor dissertação de mestrado, no ano de 2020, nos três programas de mestrado/doutorado de universidades de Mato Grosso do Sul (UEMS, UFGD e UFMS) e Prêmio TAL–PG, da UEMS de melhor dissertação – Edição 2021.

A proposta foi desenvolver método apoiado por visão computacional e algoritmos de aprendizado de máquinas com o intuito de permitir a identificação individual e rastreabilidade de bovinos em sistemas extensivos registrando o histórico, desde seu nascimento até o seu abate. Além da identificação e caracterização dos bovinos pantaneiros. O que contribui para o uso de uma nova tecnologia que possa trazer mais bem-estar aos animais, bem como facilitar a identificação e no futuro resgate de bovinos pantaneiros. Sem a necessidade do manejo dos animais, implantação de brincos ou bolus, ou ainda a marcação a ferro.

“É desejável que pecuaristas implantem novas formas de gestão e que façam uso da rastreabilidade como ferramenta dentro do processo de padronização do sistema de produção, permitindo maior qualidade e produtividade do rebanho, alcançando novos e competitivos mercados”, destaca Urbano. Artigo completo