Curso enfoca em planejamento de produção de forragem

O desenvolvimento dos sistemas de produção animal depende do manejo correto das plantas forrageiras. Foto: Rodrigo Alva

Em setembro, 25 a 28, técnicos e consultores participam do curso avançado em manejo de pastagens. Com foco em planejamento da produção de forragem, com conceitos e práticas, a capacitação é realizada pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP).

Durante o curso, serão abordados temas como adequação ambiental, áreas de proteção permanente, recuperação e interpretação de dados de clima e tempo, análise de variáveis climáticas, crescimento de plantas forrageiras, projeção de rebanho, estimativa das áreas de produção de forragem e capacidade de uso de terra.

Planejamento – O desenvolvimento sustentável dos sistemas de produção animal depende do manejo correto das plantas forrageiras e da alimentação adequada do rebanho. Para isso, planejar é essencial.

De acordo com a pesquisadora Patrícia Menezes, o primeiro passo para o técnico ou produtor fazer o planejamento é definir as características do sistema de produção, ter uma estimativa do rebanho ao longo do ano e fazer o controle zootécnico. Em seguida, estimar a demanda de forragem em cada mês e identificar alternativas de produção de forragem para a propriedade.

Outra recomendação na hora do planejar é conhecer as características climáticas da região e os impactos sobre o desenvolvimento do capim. Dessa forma é possível reduzir os danos do período de seca.

Com um bom planejamento, o produtor estará preparado para enfrentar os contratempos e diminuir os riscos do negócio.