Campanha de divulgação propaga forrageiras tropicais

O primeiro semestre do ano marcou os 10 mil downloads do aplicativo Pasto Certo, que permite o acesso rápido e integrado às características das principais cultivares forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e Unipasto para pecuária de corte. Em igual período, as equipes de pesquisa e comunicação dos programas de melhoramento de Brachiaria e Panicum e Pecuária do Futuro da Embrapa Gado de Corte intensificaram as ações de divulgação.

As ferramentas escolhidas foram as mídias sociais facebook e twitter e o aplicativo de mensagem whatsapp. Os textos que serviram de base para a produção do material de divulgação tiveram a contribuição de pesquisadores da área de forrageiras das Unidades Gado de Corte, Gado de Leite, Cerrados e Acre e a abordagem esteve ao redor das cultivares da Embrapa-Unipasto: BRS Zuri, BRS Tamani, BRS Quênia, BRS Paiaguás e BRS Ipyporã, sempre com uma chamada final para o app Pasto Certo.

Entre os meses de janeiro a abril, ao redor de 120 dias, os posts distribuídos duas vezes na semana, sem repetição de conteúdo, tiveram alcance total de 23.449 pessoas, de forma orgânica, sem investimento financeiro. Com nível de envolvimento ao redor de 202,5/mês, o que se reflete nos compartilhamentos, 28,5/mês. Isso em relação ao facebook.

O twitter, adotado como mídia de apoio durante a campanha, acoplava a postagem a um tweet adicional, geralmente uma publicação, vídeo ou outro conteúdo relacionado ao capim em destaque no dia. A média de engajamento foi de 23%.

Nas redes sociais, o nível de envolvimento (facebook) e engajamento (twitter) é fundamental. Eles vão além do número de seguidores, é à medida que o usuário interagiu e se relacionou com determinado conteúdo, com a marca. Retuitar e compartilhar tem mais valor que curtir, o usuário se transforma em multiplicador.

“Percebemos que havia um espaço para intensificar a divulgação de nossos materiais e resolvemos encarar”, lembra o pesquisador e idealizador da ação, Sanzio Barrios. O melhorista era o responsável por compartilhar igual conteúdo pelo aplicativo de mensagem. A lista de transmissão conta com 160 contatos, a maioria técnicos da Unipasto, e 40 pesquisadores da Empresa. Ele comenta que dúvidas em relação ao manejo e plantio são frequentes, após o envio.

Com um olhar publicitário, o analista de comunicação Luiz Dias Leal acredita que a campanha “possibilitou atingir, de forma gratuita, um grande número de componentes do público-alvo, por meio de imagens de impacto e textos agregadores de informações, que ajudaram na transferência das inovações tecnológicas da Empresa”.

A iniciativa das equipes deu certo. O app Pasto Certo está na casa dos 15 mil downloads e como upgrades estão previstos até o final deste ano, a função sugestão/indicação de cultivares após preenchimento de determinados critérios, versão trilíngue (português, espanhol e inglês) e habilitação para sistema operacional iOS.

Uma nova campanha se iniciou em agosto e seguirá pelos próximos seis meses. Ela envolve informações sobre cultivares e funcionalidades do app. Nesse período, os produtores rurais estão em busca de recomendações e uma ajuda é bem-vinda.

Nova campanha. Arte: Luiz Leal