Blockchain confere mais segurança às transações

Um dos eventos realizados em São Carlos debateu o uso do Blockchain na cadeia da carne. Foto: Ana Maio

A tecnologia do Blockchain vem atraindo a atenção de pesquisadores de todo o mundo e na Embrapa não é diferente. No segundo semestre de 2018, além de dois eventos sobre o tema realizados em São Carlos, uma publicação sobre a tecnologia foi lançada pela Embrapa Informática (Campinas-SP).

São autores do Comunicado Técnico 130 Inácio Henrique Yano, Edgard Henrique dos Santos, Alexandre de Castro, Stanley Robson de Medeiros Oliveira (todos da Embrapa Informática), Ivan Bergier e Urbano Gomes Pinto de Abreu (Embrapa Pantanal) e Patrícia Menezes Santos (Pecuária Sudeste).

A publicação conclui que a implantação de mecanismos de rastreabilidade via Blockchain na cadeia produtiva da carne pode proporcionar inúmeros benefícios e, por isso, merece atenção. Eles explicam que o Blockchain funciona como um banco de dados descentralizado, em que é possível compartilhar informações com diferentes agentes envolvidos na cadeia de produção. “A adoção dessa tecnologia pode conferir uma maior segurança às transações permitindo o rastreamento de toda a produção do alimento”, escrevem.

O texto afirma ainda que, por meio das funções criptográficas, a tecnologia Blockchain pode assegurar a fidelidade dos dados que circulam nas transações online, possibilitando realizar transferência de valores e diversos acordos comerciais.

Acesse o Comunicado “Modelo de rastreamento bovino via Smart Contracts na tecnologia Blockchain”.