O trabalho “Estimativa de peso de bovinos da raça Girolando por meio de medidas corporais extraídas de imagens”, primeiro artigo da tese de doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Vanessa de Moraes Weber, foi recentemente publicado na Revista Brasileira de Zootecnia. O material é resultado de uma parceria entre UCDB, Embrapa, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Segundo Vanessa, o experimento foi construído a fim de identificar se é possível estimar o peso de bovinos por imagens e quais as perspectivas e medidas dos mesmos mais explicam seu peso: “buscamos verificar quais medidas são necessárias para que um sistema computacional baseado em análise de imagens possa estimar o peso vivo de bovinos. Para tanto, pesamos e medimos 34 animais da raça Girolando e adquirimos imagens desses animais, dessas imagens extraímos medidas conhecidas da literatura para gerar um modelo a fim de entender quais dados explicam melhor o seu peso”, detalhou Vanessa.
Gestão avalia impactos do teletrabalho e faz balanço parcial das atividades
Como várias atividades que envolvem pesquisas no Brasil e no mundo, o projeto Pecuária do Futuro foi impactado pelos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus (como distanciamento social, teletrabalho etc). A líder Patrícia Menezes Santos da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) faz uma avaliação do andamento das ações, orienta sobre a contratação de bolsistas e apresenta um breve balanço dos principais avanços até o momento.
Pecuária do Futuro: Projeto foi prorrogado? Por quanto tempo? Quais os impactos dessa prorrogação?
Patrícia Santos: O projeto ainda não foi prorrogado, pois os pedidos de prorrogação só são avaliados pela SPD (Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento) quando faltam seis meses para o final. Eles argumentam que assim é possível ter uma ideia mais clara de quanto tempo a mais será necessário para conclui-lo. Devemos fazer nova solicitação no final do ano.
Funcionalidade de Pasto Certo é aliada das pesquisas em melhoramento
A funcionalidade “Demandas” entrou em operação no aplicativo Pasto Certo, em setembro de 2019. Seu objetivo foi abrir um espaço para produtores rurais e técnicos apresentarem suas principais demandas, dificuldades e expectativas em relação às cultivares forrageiras. O levantamento de demandas é derivado da ação realizada pelo Portfólio de Pastagens da Embrapa (2019), sob responsabilidade da presidente do Comitê Gestor do Portfólio, Patrícia Menezes Santos, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e líder do Projeto Pecuária do Futuro.
Continue lendo “Funcionalidade de Pasto Certo é aliada das pesquisas em melhoramento”Ferramenta busca estimular mercado digital entre produtor e frigorífico
O pesquisador Ivan Bergier, recém-incorporado ao projeto Pecuária do Futuro, vem conduzindo desde agosto de 2019 uma nova atividade que visa estimular o mercado digital entre produtores de gado de corte e frigoríficos. Na linha de frente estão Ivan, o bolsista Matheus Papa de Almeida (PiBic) e o professor Roosevelt Silva, ambos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, de Corumbá.