Aconteceu no dia 20 de agosto, na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), a terceira reunião de stakeholders do Pecuária do Futuro. A relação com esse grupo começou antes da concepção do projeto, em 2014, e vem evoluindo constantemente, por meio de contatos presenciais e virtuais.
Neste terceiro encontro, os stakeholders tiveram acesso a três protótipos de ferramentas que estão sendo criadas a partir de pesquisas envolvendo vários centros da Embrapa. A finalidade é apoiar o pecuarista na hora de tomar decisões relativas às pastagens. Eles fizeram um exercício prático de testar essas ferramentas, apontar falhas e indicar melhorias.
Evolução
“A relação amadureceu nesses cinco anos e hoje eles estão bastante comprometidos com as soluções que estão sendo construídas para a pecuária”, afirma Patrícia Menezes, líder do projeto.
Logo no início, ainda sem recursos para impulsionar a proposta, o grupo se reuniu em São Carlos para começar a esboçar quais seriam as ferramentas que a pecuária precisaria para ajudar o produtor na tomada de decisão. Dois anos depois o projeto foi submetido e aprovado pela Embrapa.
Foram três encontros presenciais desde então. Em 2017, aconteceu o 1º Encontro de Stakeholders no Espaço Volentieri, simultaneamente ao Encontro de Inovação em Pastagens. Em 2018, no Onovolab, também em São Carlos, eles participaram do 2º Encontro. E agora, na fazenda Canchim, do terceiro.
Nos intervalos desses encontros, o grupo tem sido informado sobre os passos do projeto por meio de uma comunicação personalizada, escolhida por eles. O plano de comunicação previu uma atividade em que eles fossem consultados para indicar quando e como gostariam de receber essas informações: por e-mail, rede social, telefone e/ou skype? Mensalmente, a cada dois ou três meses? Cada um definiu sua agenda e o canal.
Nos textos a seguir, a equipe da Embrapa comenta as recomendações desse público.