Levantamento feito pelo porftólio de pastagens da Embrapa no ano passado diagnosticou a baixa fertilidade do solo como principal problema apontado por produtores e técnicos. A sondagem ouviu 712 pessoas entre julho e agosto. Do total, 42% indicaram o entrave.
Continue lendo “Pecuarista brasileiro elege baixa fertilidade do solo como maior problema”Função em aplicativo Pasto Certo abre janela para interatividade
Com downloads na casa de 30 mil, o aplicativo Pasto Certo não para de inovar. Ele encerrou o ano de 2019 e entrou o novo ano com a função “Demandas” trazendo um rico retorno dos atores da cadeia produtiva da pecuária de corte no País. Ao abrir o aplicativo, o usuário é recebido com a pergunta: “Quais são as suas principais dificuldades relacionadas às pastagens? Conte para a gente”. A partir disso, ele é convidado, durante cerca de cinco minutos, a colaborar com os pesquisadores da Embrapa em melhoramento de forrageiras tropicais na construção de futuras pesquisas na área.
Continue lendo “Função em aplicativo Pasto Certo abre janela para interatividade”Metodologia reduz erros na previsão de cheias do Pantanal
O pesquisador Carlos Padovani, da Embrapa Pantanal, publicou um artigo em que aborda uma metodologia que reduz erros de cálculo sobre a estimativa de tempo que uma onda de inundação percorre durante a enchente do Pantanal. Nesta entrevista, ele explica como funciona a metodologia. Acompanhem:
Pecuária do Futuro: Como funciona a metodologia?
Carlos Padovani: A análise de previsão do nível do rio para estimativa de inundação deve fornecer dois resultados principais: 1 – quanto será o nível do rio no futuro próximo e 2 – quando esse determinado nível ocorrerá. O estudo enfoca nesse segundo parâmetro de tempo, o tempo de viagem da água de um lugar para outro.
Continue lendo “Metodologia reduz erros na previsão de cheias do Pantanal”Modelo auxilia na indicação de quantidade viável de substituição de pastagem no Pantanal
A pesquisadora Sandra Aparecida Santos, da Embrapa Pantanal, está avançando na construção de uma ferramenta que ajude o produtor pantaneiro a tomar decisões relacionadas à substituição de pastagens nativas por exóticas. Dados levantados pelo Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) em 15 propriedades do Mato Grosso foram disponibilizados a ela. Embora sejam necessárias pelo menos 20 propriedades, uma análise inicial será feita.
Continue lendo “Modelo auxilia na indicação de quantidade viável de substituição de pastagem no Pantanal”Métodos auxiliam prospecção de futuro
Um grupo de pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária, que participa do Pecuária do Futuro, está desenvolvendo um conjunto de algoritmos associados a modelos matemáticos e sensores para aumentar a capacidade de prever a trajetória de crescimento de pastagens e de animais em sistemas de produção pecuários.
Continue lendo “Métodos auxiliam prospecção de futuro”Aplicativo deve ser desenvolvido por cooperativa com base em protótipo da Embrapa
Está em fase de negociação com a Cooperativa de Produtores Rurais Coopercitrus, de Bebedouro (SP), o desenvolvimento de um aplicativo para diagnóstico de pasto degradado.
A Embrapa, em parceria com stakeholders, por meio do projeto Pecuária do Futuro, desenvolveu e validou um protótipo que integra informações espaciais e temporais para suporte ao diagnóstico de pastagem. As pessoas têm dificuldade em fazer um diagnóstico adequado das condições do pasto e se precisa ser recuperado (ajustar manejo, corrigir solo etc.) ou reformado (prepara a terra e planta novamente a pastagem).
Continue lendo “Aplicativo deve ser desenvolvido por cooperativa com base em protótipo da Embrapa”